11 Ferramentas Essenciais Para Pesquisa de Palavras-Chave

Artigos

Marketing de guerrilha entenda o que é.

Marketing de guerrilha é uma forma não muito nova, mas diferente e bastante interessante de fazer a divulgação de uma marca. Consiste basicamente em fazer com que a empresa seja conhecida de uma forma mais global, fazendo com que as pessoas falem dela. O marketing de guerrilha não envolvera necessariamente um incentivo direto à utilização da marca pelo consumidor, pois algumas vezes pode-se tratar apenas da promoção de algum evento curioso que tenha potencial para ser assunto nas redes sociais e conversas entre amigos durante algum tempo. A ideia do marketing de guerrilha é gerar impacto e causar comoção de alguma forma. Foi criado na década de 80 por empresas pequenas que não tinha capital para competir com as grandes campanhas atuantes no momento. Hoje o marketing de guerrilha é mais utilizado por grandes empresas que fazem uso de todos os meios disponíveis para conseguir gerar um nível cada vez maior de movimentos de massa.

O marketing de guerrilha e a criatividade

Quando o assunto é marketing de guerrilha não existem ideias prontas nem listas de opções que mais funcionam porque o objetivo é ser criativo e inovador, já que não é possível fazer esse tipo de marketing usando alguma ideia que foi feita antes, isso seria pouco interessante e nada abrangente, além de poder causar um movimento na direção contraria a desejada, quer dizer, a empresa ou marca poderia ser taxada de pouco criativa, desrespeitosa e negativamente competitiva. Portanto o sentido prático dessa modalidade de marketing é chegar com uma grande novidade que deixe o público chocado, comovido, ou intrigado, por estar diante de algo que jamais tenha visto antes. Parece simples? Parece, é verdade, mas exige muita criatividade e senso de empatia, afinal o marketing de guerrilha foge aos padrões convencionas de propaganda e justamente por isso deve ser cuidadosamente formulado e revisto sob todos os aspectos afim de não parecer ofensivo demais ou desrespeitoso demais, a menos é claro, que esta seja a intenção.

Falem mal, mas falem de mim!

marketing-de-guerrilhaO marketing de guerrilha tem como principal objetivo divulgar uma ideia ou um produto com base na criatividade, fixar na mente das pessoas o produto, mesmo que tenham em um primeiro momento, uma impressão de espanto frente a divulgação. As publicidades nesse tipo de marketing são sempre muito criativas e extremamente exageradas, e exatamente por isso chamam atenção de todo tipo de pessoa! Não dá para seguir uma cartilha quando se trata de marketing de guerrilha, o mais comum é que se use como base assuntos que sejam atuais e que já tenham um potencial de interessar o maior número de pessoas. O marketing de guerrilha pode ser adaptado para um formato digital onde é possível criar toda uma campanha, divulga-la através de todas as diversas redes sociais. O que é mais interessante no marketing de guerrilha é a capacidade fantástica de expansão das campanhas em relação ao baixo custo. Afinal ao invés de dezenas ou talvez centenas de meios de propaganda metódica e convencional, as que contem o clássico: “Use, compre, adquira”; o marketing de guerrilha vem com propostas absolutamente diversas e, contudo não deixa de passar esses mesmos recados, mas de forma indireta, quase subliminar.

A potência do marketing de guerrilha

O maior potencial do marketing de guerrilha são as pessoas. As redes sociais e a internet dão a repercussão que o marketing de guerrilha merece, e quase sem custar nada, porque o boca a boca é que faz a diferença. Portanto o marketing de guerrilha se adapta ao tamanho da empresa, e as pequenas lojas de bairro podem aplica-lo sem problemas e com resultados igualmente satisfatórios proporcionalmente. Enquanto que as multinacionais podem lançar as suas campanhas de marketing de guerrilha em um nível mais elevado, com o mesmíssimo grau proporcional de sucesso. Empresas online, prestadores de serviço, absolutamente todos os empreendimentos podem fazer uso desse meio democrático e muito inteligente de fazer marketing. Mas é sempre muito importante pensar nos riscos e em todos os aspectos da propaganda do marketing de guerrilha. Se você gostou da proposta comece a por no papel quais são os seus objetivos e as suas ideias, desenhe a sua linha de marketing de guerrilha e comunique nas redes sociais, mas você pode começar agora mesmo, deixando um comentário curioso sobre o que você pretende para o seu marketing de guerrilha.

P.S.: Quer saber como criar seu próprio negócio online?Saiba mais como isso MUDOU a minha VIDA clicando nesse link!

E ai, o que achou deste artigo?  Seu comentário é muito importante para que possamos sempre disponibilizar conteúdos de qualidade para você.

Forte abraço.

skype: kaobueno

Sobre o autor | Website

Claudio Bueno, aposentado Petrobras Distribuidora S/A, empreendedor digital desde 2014. Aprendi que o Marketing Digital pode transformar vidas e agora o meu objetivo é ajudar o maior número de pessoas possíveis a conquistarem o seu espaço no Marketing Digital.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.